sábado, 19 de setembro de 2009

Estilo?

Nossa, dessa vez eu exagerei.
Fiquei muito tempo sem vir aqui.
Mas voltei, e isso é o que importa agora.

Vou escrever sobre uma coisa que me incomoda muito: a mania que as pessoas têm de querer definir um estilo próprio.
Não no sentido de princípios, mas de aparência, e por que não dizer, do estilo de vida e estado de espírito.
Concordo que cada um tem o seu jeito de se vestir, que reflete, ou, pelo menos deveria refletir a imagem que cada um tem de si próprio. O problema, porém, é que muita gente faz disso uma necessidade, e ao invés de ser uma coisa saudável vira uma obsessão.
Quem nunca ouviu, ou até mesmo já falou algo do tipo: "mas Fulana não tem estilo próprio, está cada dia de um jeito!" ?
Pois aí é que se encontram os pontos em que eu quero chegar:
-1ª: Que necessidade é essa que temos de ficar avaliando se o outro tem ou não estilo próprio?
-2ª: Por que a Fulana estar cada dia de um jeito significa que ela é anormal?
Acho tudo uma bobagem, pois ninguém é igual todos os dias! Hoje eu estou de bom humor, super de bem com a vida, amanhã, ou até mesmo daqui a dois minutos eu posso estar com um estado de espírito totalmente diferente!
O jeito de se vestir, tem que refletir como você ESTÁ e não como você É.
Tudo bem, podemos até pensar que independente do que aconteça a essência será sempre a mesma, mas não necessariamente!
Qual é a graça de estar igual todos os dias?
Que atire a primeira pedra(eu tentei parar de escrever essa expressão clichê, mas não dá) aquele que está todos os dias exatamente com o mesmo humor de sempre, os mesmo pensamentos e as mesmas idéias!
O que de interessante tem em uma vida linear, sem nada de extraordinário, nada que fuja do padrão?Que graça tem em ser comum? O legal é fazer o inesperado, agir sem se preocupar com o que o outro vai pensar, e se isso parece egoísmo, que seja então! Eu não vejo o menor problema em querer agir pensando em si mesmo, desde que isso que não prejudique ninguém.
Como diz a minha amiga Júlia, por que eu tenho que reprimir meus sentimentos, pensamentos e minhas vontades? E por que eu não posso mudar de idéia quando eu quiser? E as pessoas mudam, por que ficam parecendo vulneráveis?
Flexibilidade é uma coisa importante e muito melhor do que ser irredutível, que pra mim, soa como ignorância. Não deixo de lado os meus princípios, isso é fato, mas aceito totalmente as opiniões de outras pessoas, mesmo que não concorde, até porque o mundo não gira em torno de mim e eu não posso controlar o que se passa com os outros querendo que tudo seja do meu jeito. Ningúem tem essa capacidade!

Vamos fazer tudo diferente, vamos mudar, vamos nos deixar ser mudados, sem medo da opinião do outro!




beijos beijos beijos

16 comentários:

Laisinha disse...

Concordooooooooooooooooo

Eu acho que as pessoas sao muito inseguras e por isso nao fazem mudanças na vida e no visual...por isso nao se arriscam e preferem viver uma rotina a arriscar um pouco..... eu acho isso ridiculo... é insegurança.....é medo....é simplesmente medo de ouvir as opiniões alheias e delas sairem comentários ríspidos e desnecessários......FODA-SE o mundo que eu nao me chamo Raimundo....como diz meu primo.. faz a Egípicia.....vai vivere larga essa merda de vida puritana que a sociedade nso prende....caralho....a vida tem coisas boas demais e muito pouco tempo para vc aproveitar tudo.....entao.....vivamos....XD

Ana Paula disse...

Concordo plenamente Juh.
Hoje em dia as pessoas te definem, pela forma de vestir.
Uma figura padrão, não tem graça nenhuma!

Ótimo texto juh!
Adorei msm!!

Beijão

Lucas (Cuei^^) disse...

Muito legal o post, viu Ju!?

Relembrando as coisas que o Dudu falou, nós vivemos preso nessa sociedade patriarcal, conservadora e machista mineira. Estamos presos a certos estilos estéticos e ligado à opinião pública. Isto é péssimo, porque reprime nossos desejos mais íntimos, que são chamados de pecados por muitos.

A vida é uma só, e ao passar do tempo crescemos, evoluimos mentalmente e nossas concepções e formas de ver as coisas mudam. Então, por que ficar preso a um estilo único?? Não somos o mesmo pra sempre. Às vezes penso que devemos nos adequar a um estilo que nos deixará feliz no momento.Mas existe isso? Não seria um estilo próprio?

Como você diz Ju, nós devemos aproveitar a vida da maneira como queremos, da maneira que seremos felizes, claro que sem prejudicar outras pessoas. Não devemos nos manter presos a esse conservadorismo da nossa sociedade, nossas vontades têm que ser realizadas. Eu pelo menos num quero morrer frustrado por não ter feito coisas que eu sempre quis fazer!

Por isso que eu digo: "Sexo e rock and roll!" =P

Bjao Ju!

Tecno_Cris disse...

Muito bem escrito Ju, parabens pela percepção das coisas e pela maturidade que tem aumentado em voce. processo que vejo dia apos dia.

Agora, comentando sobre o texto, concordo com você sobre isso de ter estilo e ser flexivel. tudo na vida muda um dia, mas temos que entender tambem que o ser humano é feito de fases e está o tempo todo tentando encontrar uma identidade, se encaixar num grupo.
o pior crime que um ser humano pode cometer é fazer o outro se sentir "desfilhado", despatriado", destituido de uma integridade propria.

Sabe a expressao MUITO usada pelos meninos de rua, "ta me tirando?". o que voce acha que ela significa? Ela é: ta me tirando da existencia? Voce não ta me vendo aqui? não ta me reconhecendo?

o fato de um ser humano não ver o outro, não reconhecer sua existencia nao estar incluso em algum tipo de grupo faz com que ele se sinta menos que um animal, pois ate os animais possuem uma identidade, faz com que ele sinta que não existe.

Por isso devemos respeitar ate mesmo as pessoas que "nao tem estilo" ou que são irredutiveis, no final, o que elas mais querem mesmo é estar inclusa em algum tipo de grupo, ter uma identidade e ser reconhecida por outro ser humano, bem ou mal, mas que seja visto.

Unknown disse...

Tá certo juju, nunca foi certo julgar o livro pela capa, não se deve julgar as pessoas porque a maquiagem da "fulana" está mal passada, ou se "fulana" engordou muito, mas são coisas inevitáveis porque estamos falando de "gosto", é como fazer um roqueiro gostar de pagode, mesma coisa o estilo, cada um tem o seu e isso gera críticas, críticas que usadas corretamente podem ser lucrativas.

Foi legal você tocas no assunto "estilo", sempre achei o estilo uma ilusão, a verdade é: as pessoas encontram amigos que se identificam e começam a se vestir igual a eles.
Uma vez conheci uma garota cheira de tatuagens e piercings, perguntei a ela por que ela é assim, brincando, e ela teve a cara de pau de me responder do lado de todos os amigos dela (iguais a ela), que era porque ela gosta de ser diferente.

Isso pra mim não é estilo são grupos, grupos de pessoas que gostam de determinadas coisas!
Como dizia Carlos Drummond de Andrade para finalizar:
“E cada instante é diferente, e cada
homen é diferente, e somos todos iguais.”

Unknown disse...

Concordo tb! A gente é o que é, e não o que as pessoas dizem !
Personalidade em 1° lugar.
Muito legal oq vc postou Jú :)

Náila disse...

Ninha amiiga tah filosófica de maiis..
puta...
qe lindoo amiiga..
e mais lindo ainda eh vc saber qe eu precisava ler isto.. e sabiia qe eu iria AMAR
=DD

continuue assim! beeeijos te amoo forever AMIGA

Unknown disse...

Oi meu bem! Que bom que vc escreveu aqui depois de tanto tempo, acho que deveria fazer isso sempre, faz bem!
bom, eu concordo com vc, afinal já discutimos isso inúmeras vezes e a conclusão final é sempre o incômodo que sentimos quando nos preocupamos com a opinião dos outros, com o que eles vão pensar, se é certo ou não, etc. Acho que fui de um extremo ao outro, ou melhor, eu ainda não sou completamente desligada da opinião alheia, mas acho que para viver melhor sem preocupações e sem culpa a gente tem que tentar não se importar mto com isso. Esse é o desafio! :)
Engraçado que a gnt falou hoje no telefone né, do inesperado, do inusitado, no fim eles sempre trazem coisas boas sem que a gnt espere!

Unknown disse...

Isso ai Ju!!
concordo com vc!
temos q ter principalmente a coragem de mudar! gracinha o post!

Bjoo

Unknown disse...

Jú, concordo plenamente com vc. Sabe que as vezes penso que nasci no planeta errado de tão diferente que me sinto? Vamos deixar essa vida de "todos iguais" e mudar um pouquinho pelo menos as coisas. E acho que o melhor jeito de fazer isso é começar por nós. Quer saber: eu tô cagando e andando para o que as pessoas falam ou pensam de mim, da minha roupa,meu cabelo etc, etc... Beijos.

Tô puto disse...

nunca vi abandonar um blog por tanto tempo e voltar escrevendo p caralho!
vei cada um eh do jeito q tah afim d ser! n tem q ser influenciado por ninguem ! eu tbm fico putro c isso!
parabenss nenemmmmmmmmmmmmmmmmmm

bjaooo

lari disse...

adorei juuh!
que isso heeein?!
gaasstoou! haha..concordo em genero,numero e grau! ;D

beeijos!

Unknown disse...

Nena adorei o texto tbm acho que tem que ser assim.. veste oq ta afim.. usa oq quiser.. e v c volta mais aqui ein?! kkkk

Beeeijoss Anninha

Unknown disse...

Caramba, Xuniana... Muito bem escrito, de verdade. Nada a tirar nem a acrescentar, eu concordo muito com isso tudo aí.

Espírito filósofo, hem? Haha


Beijão!

' Sonhar e Acreditar . disse...

Concordo com você Ju.. o texto ficou ótimo, parabéns meu bem! Beijo

Suellen disse...

Juuuu...

Concordo com vc...
o texto falou td, a mais pura verdade....

As pessoas tem q se permitir....rsrsrs...

bjux lindona!!!